Live A Live Review: um remake sólido 28 anos em formação

Live A Live_ tem sido um jogo um tanto mítico para os fãs de RPG ocidentais há quase três décadas. O jogo foi um dos primeiros grandes projetos do diretor Takashi Tokita, que também dirigiu jogos amados como Chrono Trigger e parasite Eve, enquanto também desempenhava um papel fundamental em inúmeras entradas de Final Fantasy. Ao contrário de todos esses títulos, porém, um Live A Live_ nunca acabou sendo lançado fora do Japão, o que levou ao público ocidental apenas a ter que sonhar com um lançamento localizado. Quase 28 anos depois, porém, a Square Enix e a Nintendo finalmente decidiram trazer uma vida ao vivo na forma de um novo remake HD-2D para a Nintendo Switch. E enquanto o jogo se mantém muito bem em 2022, dada a sua idade, também não está sem algumas desvantagens.

No geral, Live A Live_ é um dos jogos mais estruturados que eu joguei em algum tempo. Em vez de centrar-se em torno de um único caractere, um Live A Live_ se concentra em oito protagonistas diferentes que residem em diferentes períodos de tempo. Cada enredo em Live A Live dura apenas algumas horas (se isso) e gira em torno de personagens que variam de um homem das cavernas na era pré-histórica, um cowboy no oeste selvagem e um robô no futuro distante. É essa diversidade de histórias e locais que mantém um vivo de sempre se sentindo muito obsoleto ao longo de seu tempo de execução.

Embora essa idéia de focar em tantos personagens diferentes em diferentes períodos de tempo seja um dos pontos fortes de um vivo, também é talvez a maior desvantagem do jogo, tornando o formato um pouco de uma espada de dois gumes. Alternar entre os personagens a cada duas horas faz com que um viva se sinta um pouco desarticulado, especialmente porque este é um jogo de interpretação de papéis. Para construir alguns de seus personagens, triturando-se contra inimigos apenas para ter que basicamente redefinir seu progresso, assumindo o controle de outro personagem em uma nova linha do tempo pode ser um pouco agravante. Sem mencionar, a cada novo período de tempo em que você entra, você deve ser apanhado rapidamente e apresentado ao mundo e aos personagens pelos quais você se vê cercado. É um pouco como jogar oito seções de tutorial de abertura diferentes em rápida sucessão, que geralmente é a minha parte menos favorita de qualquer jogo.

Live a Live_ também luta para realmente construir para qualquer coisa coesa com sua narrativa abrangente até suas horas finais. Sem dizer muito, todas as histórias apresentadas no jogo acabam convergindo de maneira interessante, mas há poucas bases feitas nas histórias individuais para tornar a eventual convergência muito mais satisfatória. Ainda assim, tenho que dizer que a maneira pela qual o jogo acaba se juntando me pegou de surpresa. Supondo que você ainda não conheça a história de um vivo, há algumas reviravoltas emocionantes a serem realizadas.

Apesar de alguns dos meus problemas com o Live A Live_, a escrita ao longo de todo o jogo é bastante forte. Embora tenha levado a maior parte de 30 anos para obter uma localização inglesa adequada, o resultado final é aquele que eu achei forte. Em conjunto com isso, a voz agindo em um vivo, especialmente em comparação com outros jogos no mesmo gênero, também é bastante sólida. O Voicework é algo que não foi visto no lançamento original, por isso é bom ver que o Square Enix não cortou os cantos ao adicioná-lo a esse remake.

Live

Quando se trata de jogabilidade real, o Live A Live_ é um RPG bastante básico da velha escola. As batalhas se desenrolam em um formato baseado em turnos em uma estrutura semelhante a uma grade. Como seria de esperar, cada personagem que você controla em Live A Live_ tem seus próprios ataques e habilidades exclusivos, o que significa que você está misturando suas táticas com um pouco de frequência. Muito parecido com o resto do jogo, isso faz com que as batalhas se sintam bastante frescas em uma base rotineira e evitam que as coisas se tornem muito monótonas.

O que eu achei mais estranho no combate em um vivo, embora __ seja o quão inconsistente era. Algumas seções do jogo seriam bastante fáceis e não exigiriam muito pensamento tático, enquanto outras seriam muito difíceis e exigiriam que eu fosse moer contra inimigos menores para subir de nível meus personagens antes de tentar assumir um certo chefe. Acredito que a razão dessas hastes do fato de que algumas seções de Live A Live_ são muito mais nos trilhos do que outras, mas ainda leva ao combate oscilando uma quantidade razoável em relação à dificuldade.

Como remake, os novos visuais do Live A Live_ estão muito alinhados com o que vimos da Square Enix com o octopath Traveler e triangle Strategy. Acho que esse estilo visual é excelente e mais uma vez desfrutei do visual HD-2D aqui em Live A Live_. Quando você compara esse remake com o jogo original, a revisão gráfica se torna ainda muito mais impressionante. A Square Enix já deixou claro que estará refazendo mais de seus títulos anteriores com o mesmo visual, e para mim, isso não passa de ótimas notícias.

Fora do visual, também tenho que elogiar a trilha sonora do Live A Live_, porque é um dos destaques do jogo. Porém, isso não deve ser tão choque, já que Yoko Shimomura compôs a pontuação do título. Para aqueles que desconhecem, Shimomura também é o compositor por trás de jogos como street Fighter II, Kingdom Hearts e muitos, muitos mais. Em suma, seu trabalho aqui no Live A Live_ é estelar e continua a mostrar por que ela é uma das compositores de videogame mais anunciados de todos os tempos.

Embora eu tenha tido alguns problemas com o Live A Live_, tenho que dizer que realmente gostei do meu tempo com o jogo. Apesar de ser tão antigo, este é um dos RPGs mais inventivos e criativos que eu já joguei, e realmente mostra de onde vieram algumas das idéias da Square para projetos posteriores. Aqueles que esperam pacientemente há décadas experimentarem-Live A Live_, sem dúvida, ficará feliz com esse remake, e qualquer outra pessoa que esteja apenas procurando coçar a coceira para que um novo RPG tocar deve encontrar muito o que gostar aqui também.

Classificação: 3,5 de 5

Live A Live deve ser lançado em 22 de julho de 2022 e chegará exclusivamente para o Nintendo Switch. Uma cópia de revisão do jogo foi fornecida pelo editor para os fins desta revisão.

Comentários