O que diabos é um metaverso? - Um guia curto

O que exatamente é um metaverso e por que todo mundo está falando sobre isso?

Desde que o Facebook anunciou sua marca para a Meta no final do ano passado, ele abriu espaço para muitas perguntas sobre o que isso significa. A definição do termo não ficou mais clara entre o meta-edifício de uma plataforma social de VR e muitas empresas que oferecem pouco mais do que a versão de um mundo de videogames com as NFTs anexadas.

METAVERSO

Essa falta de coerência pode ser explicada pelo fato de que o metaverso ainda está em sua infância. O conceito é novo demais para definir o que significa, assim como na década de 1970, quando a Internet era nova. Nem toda iteração do que a Internet significava naquele momento refletia o que ela acabaria se tornando.

Por outro lado, há muito marketing e dinheiro envolvido na idéia de vender The Metaverse. Por exemplo, é questionável separar a visão do Facebook do futuro em que todos temos um guarda-roupa digital para passar pela realidade que o Facebook deseja ganhar dinheiro nos vendendo roupas virtuais. Embora o Facebook esteja longe de ser a única empresa que se beneficia financeiramente do hype metaverso, levanta a questão do que exatamente isso significa para o resto de nós.

Quando as empresas se referem ao The Metaverse, elas se referem amplamente à tecnologia que inclui realidade virtual-mundos virtuais persistentes que continuam a existir se você está tocando ou não-e a realidade aumentada que combina aspectos dos mundos físicos e digitais. Notavelmente, esses espaços não precisam ser acessados exclusivamente através de VR ou AR. Por exemplo, elementos do jogo fortnite que os usuários acessam através de computadores, consoles e telefones começaram a se referir a si mesmos como o metaverso.

Os defensores do Metaverse imaginam amplamente uma nova economia digital, onde os usuários podem criar, comprar e vender mercadorias. As visões idealistas retratam o metaverso como inter-relacionado, permitindo que você pegue itens virtuais de uma plataforma para outra-algo muito mais fácil dizer do que fazer. Alguns defensores afirmam que novas tecnologias como as NFTs permitem ativos digitais facilmente portáteis. Ainda assim, o fato é que trazer ativos digitais de um videogame ou mundo virtual para o próximo é extremamente complexo e não é uma tarefa a ser resolvida apenas por uma empresa.

Espere, ainda não existe? você pode perguntar. Afinal, jogos como o mundo do Warcraft,mundos virtuais persistentes onde os jogadores podem negociar mercadorias, existem há anos. Fortnite oferece experiências virtuais como shows e exposições. Você pode colocar um fone de ouvido VR e levar-se para um local virtual. É isso que significa o metaverse? Novos tipos de videogames?

Não exatamente. Dizer fortnite ou world of warcraft é The Metaverse é como dizer que o Google ou o Facebook é a internet. Uma faceta não abrange todo o escopo do todo.

Gigantes da tecnologia como Meta e Microsoft estão desenvolvendo tecnologia relacionada à interação com mundos virtuais, mas estão longe de ser os únicos. Muitas empresas, da Nvidia ao Roblox e Snap, estão construindo infraestrutura para criar melhores mundos virtuais que imitam mais de perto o mundo físico.

A empresa-mãe da Epic, fortnite, adquiriu várias empresas para ajudar a criar ou distribuir ativos digitais, em parte para reforçar sua plataforma Unreal Engine 5. O Unreal Engine 5-uma plataforma de videogame em sua essência-também está vendo uso na indústria cinematográfica. A plataforma pode facilitar a criação de experiências virtuais, o que é uma perspectiva emocionante.

Ainda assim, a idéia de um único metaverso unificado como ready player um é mais ou menos impossível. Esse mundo exige a cooperação de empresas em uma escala que, francamente, não é lucrativa-fortnite tem pouco a ganhar com o incentivo aos jogadores a pular para o mundo de Warcraft, mesmo que fosse fácil de fazer. Além disso, o poder de computação bruto necessário para esses conceitos pode estar mais longe do que pensamos.

Como resultado, muitas empresas e advogados agora se referem a um jogo ou plataforma como um metaverso em vez de o metaverso. Com essa definição, qualquer coisa de um concerto virtual a um videogame pode contar como um metaverso. A Coca-Cola lançou um sabor nascido no metaverso com um minijogo de tie-in fortnite-é o oeste selvagem e não há regras.

Nos meses seguintes a rebrand do Facebook, o conceito de The Metaverse tem sido um veículo poderoso para a renomeação da Old Tech. Também tem sido fundamental para vencer os benefícios da nova tecnologia e capturar a imaginação de potenciais investidores. As demos de tecnologia de muitas empresas por sua idéia de The Metaverse mostram muito pouco do como e muito restante para especular.

Embora os avanços interessantes estejam acontecendo nos mundos virtuais e na tecnologia que os permitem, a indústria de tecnologia depende em grande parte do futurismo. Uma coisa é vender um telefone, mas vender a idéia do futuro através desse telefone é muito mais lucrativa. Por fim, The Metaverse pode ser pouco mais do que nossas idéias coletivas em torno do futuro da Internet.

Comentários